Principais desafios para escritores e como superá-los

Published by

on

principais desafios para escritores

O processo de escrita para muitas pessoas que sonham em finalizar e publicar uma obra costuma ser desafiador e muitos desistem antes mesmo de começar.

O exercício da escrita, para aspirantes a escritor ou não, requer persistência, desejo constante de aprender e de mergulhar nesse universo.

Conhecer as próprias limitações é o passo mais importante para conseguir “destravar” essa habilidade, sendo assim, apresentarei os principais desafios encontrados no momento de dar vida a uma história.

6 principais desafios no processo de escrita

Começar o projeto

De uma ideia até o processo de materialização do projeto o caminho pode ser complexo. Em muitas situações, questões emocionais e comportamentais também desempenham um papel significativo, tal como a sensação de incapacidade.

Milhares de pessoas têm projetos engavetados ou porque não acreditam o suficiente na própria história, por excesso de autocrítica ou medo de julgamentos.

Lidar com uma página em branco pode ser frustrante, é como se a luta interior contra o próprio ego e contra as vozes externas se tornasse ainda mais intensa.

Encontrar apoio técnico

Procurar por informações de como começar, por experiências de autores que possam ser inspiradoras, costuma ser algo em comum entre aqueles que desejam começar no universo da escrita.

Todos estes recursos são válidos, mas se estiver procurando por uma fórmula pronta, esqueça. Você precisará encontrar o seu próprio caminho.

Invista recursos em conteúdos que sejam relevantes e que façam sentido para a sua realidade enquanto ser criativo, que estejam focados em te despertar no seu processo e não em te dar caminhos prontos.

Preocupações com críticas

Este tópico poderia também estar presente no primeiro sobre começar, mas verdade é que dentre os principais desafios para escritores também está lidar com as críticas.

Compartilhar os sonhos com as pessoas próximas pode ser frustrante em muitos casos, sendo assim, se precisar de apoio, opte por especialistas, por pessoas que já travaram o mesmo caminho desafiador nessa área, para que possa de fato auxiliar e te direcionar no seu processo criativo.

Achar que as pessoas não irão se interessar pela história

Apenas em 2022, o mercado editorial brasileiro imprimiu 324 milhões de livros e editou 46 mil títulos, ou seja, por ano, milhares de novas histórias são apresentadas. Isso pode ser razão para que se inspire com a sua história ou para que se sinta amedrontado, dependerá de como costuma enxergar as oportunidades.

Toda história quando bem contada é interessante e a sua com certeza tem um público que está aguardando conhecê-la.

Compreender o mercado editorial

Este é mais um dentre os principais desafios para escritores:

  • Qual o melhor caminho para publicar?
  • Ser um autor independente ou ser um autor vinculado à editora?
  • Quais as diferenças entre uma Publisher e uma editora?
  • Vale a pena assinar contratos que demandam a compra de dezenas de exemplares quando se está no começo de carreira?

Mas vale ressaltar que essa deve ser uma das suas últimas preocupações. Foque inicialmente em desenvolver o seu projeto de livro, em dar vida à história, e só depois, próximo do momento de publicar, procure as informações necessárias e tire todas as suas dúvidas.

Encontrar uma comunidade que partilhe dos mesmos objetivos

Para muitos autores, o início da jornada como escritor pode ser um tanto frustrante e encontrar pessoas que partilham dos mesmos gostos e paixões, é fundamental. Encontre a sua tribo, participe de eventos literários, de oficinas literárias, se conecte às pessoas certas.

E não se esqueça que a comunidade Escreva, Apenas Escreva é este lugar.

Essa é só a ponta do iceberg dentre os principais desafios para escritores, mas lembre-se de que enfrentá-los é essencial para tirar o seu projeto da gaveta e realizar o sonho de contar a sua história para o mundo.

Deixe um comentário